Flying Dandelion Seeds (Sementes de dente-de-leão voador),
Pintado por Ona Lodge,
Pintado em 2019,
Gouache e aquarela sobre papel
© Ona Lodge Artist

Flying Dandelion Seeds (Sementes de dente-de-leão voador),
Pintado por Ona Lodge,
Pintado em 2019,
Gouache e aquarela sobre papel
© Ona Lodge Artist

Evangelho de 3 de novembro de 2023

Jesus se dirigiu aos advogados e fariseus

Lucas 14:1-6

Ora, em um sábado, Jesus tinha ido comer na casa de um dos principais fariseus, e eles o observavam atentamente. Diante dele estava um homem com hidropisia, e Jesus se dirigiu aos advogados e fariseus. "É contra a lei", perguntou ele, "curar um homem no sábado ou não?" Eles, porém, permaneceram calados, de modo que ele tomou o homem, curou-o e o mandou embora. Então lhes perguntou: "Qual de vocês aqui, se seu filho ou seu boi cair em um poço, não o tirará sem hesitação em um sábado? E eles não encontraram resposta para isso.

Reflexão sobre a aquarela

Pode ser perturbador para nós quando as pessoas que são importantes em nossa vida não compartilham de nossa fé. Os pais, em particular, podem ficar muito chateados quando a fé que significa tanto para eles parece significar tão pouco para seus filhos. Eles se perguntam se não poderiam ter feito mais para transmitir a fé a eles. Embora seja totalmente compreensível que estejam chateados, a autoculpa não serve para nada nessa situação. Jesus também teve dificuldades, às vezes, para transmitir a fé às pessoas que estavam próximas a ele. Mesmo ele não podia forçar ninguém a acreditar! Embora fosse um pregador talentoso, ele era impotente diante da recusa de sua própria carne e sangue em acreditar em sua Palavra. Os especialistas em judeus e fariseus em nossa leitura do Evangelho se recusaram a acreditar no que Jesus estava dizendo.

Apesar de sua frustração com eles, Jesus simplesmente continuou a testemunhar a presença poderosa de Deus por meio de seu ministério diário. São Paulo fez exatamente o mesmo. Quando encontrava resistência, ele simplesmente continuava seu caminho, cultivando seu próprio relacionamento com Deus. Nós também podemos ser fiéis apenas ao nosso próprio chamado para valorizar o dom da fé que recebemos e dar testemunho dele, mesmo quando essa fé não é compartilhada por aqueles que são importantes para nós. No final das contas, só podemos assumir a responsabilidade por nossa própria fé. Mas também temos de perceber que, por meio de nossa própria fé e testemunho, podemos muito bem tocar a vida de outras pessoas, mesmo as que não são próximas a nós. Nunca sabemos onde as sementes de nosso testemunho cairão e crescerão.

Quando as sementes de dente-de-leão voam, elas não sabem onde vão aterrissar: talvez longe da flor original. O mesmo acontece com nossa fé. As sementes de nosso testemunho podem ter voado para longe, mas criaram raízes em alguém e o levaram à fé. É por isso que oramos hoje. Nossa aquarela sobre papel é da artista amadora holandesa Ona Lodge. Ela mostra uma infinidade de sementes de cores diferentes voando pelo céu noturno.

Compartilhe esta leitura do Evangelho

Você gostou desta leitura do Evangelho e da reflexão da arte?

Participe da discussão sobre esta obra de arte e leitura do Evangelho

Subscribe
Notify of
62 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
5 meses atrás

Eu me pergunto se algum dos advogados e fariseus que estavam presentes naquele dia acabou "entendendo". Admiro muito a acuidade mental de Jesus. Será que essa era uma das razões pelas quais eles o odiavam? Na escola primária, era pecado demonstrar qualquer sinal de inteligência: "espertinho" era o mais leve dos insultos.
Eu adoro essa pintura. Não é preciso ser um artista profissional para produzir um belo trabalho. Para ampliar a imagem, não é preciso ser padre, monge ou freira para ser um cristão dedicado. "Amador" significa "amante de". Uma senhora apareceu no apartamento da minha tia em Paris, anunciando-se como "une ancienne amateur de Mme X". Portanto, também pode significar admirador.
Portanto, palavra e trabalho, ambos feitos com amor. As pinceladas específicas usadas nessa pintura são muito fáceis de fazer, com os pincéis/canetas certos. Vale a pena tentar, pois a mente fica totalmente envolvida e tranquila.
Obrigado por todas as postagens atenciosas de hoje. 🌻

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Noelle Clemens

Concordo com os comentários sobre os tamancos inteligentes, Noelle. Ainda hoje os recebo, mas não me importo! Adorei suas informações sobre amadores, então, obrigado - eu não fazia ideia!

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Sim, você não pode se dar ao luxo de deixar que isso o afete....ATB

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Noelle Clemens

Obrigado por sua postagem reflexiva e informativa, Noelle. Não tenho nenhum dom artístico, embora goste de ver arte e ouvir música.

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Nunca se sabe! Um amigo meu começou a fazer cerâmica e, em três meses, estava produzindo um trabalho excelente e colecionável....ATB

Will Howard
Membro
Will Howard
5 meses atrás
Responder a  Noelle Clemens

Muito obrigado, Noelle. Suas reflexões foram realmente inspiradoras. Se eu puder expandir um pouco o texto das escrituras, de modo a "abraçar" o evento completo do jantar de sábado - até o v. 24.

EM ANTECIPAÇÃO À NOITE

Esse vento uivava, torturante dia cinzento de novembro,
As folhas estranhas das árvores cinzentas e frias agora se dissipam.
Em um céu frio e sem sol
Uma semente de dente-de-leão passa por ele.
É um sopro fugaz de branco
É uma chance arriscada do destino e da vida.

A inteligência e a sabedoria do Cristo Criador,
Sua semente para enviar, sua passagem para dobrar
Seu voo para defender o coração endurecido.
Vacilar na mesa dos fariseus,
Para se aventurar no vale de tropeços da fé:
"É lícito... ou não é" curar ou discutir

Esta semente é um "progresso amador
Para o Word e o trabalho, ambos feitos com o Access,
Acelere a ação de Deus:
"Pois todo aquele que se exalta" só encontrará retrocesso.
Os "tamancos inteligentes" do Word, a terra ainda está congelada,
Convida os pobres, os aleijados, os coxos e os oprimidos.

De fato, "Ide pelos caminhos e valados,
E obrigar meu povo a entrar";
Sua semente da colheita
Você é um "abençoado do Reino",
Oh, homem de muitos convidados -
Logo as portas serão fechadas e a lâmpada acesa.

Há um trecho de Dylan no YouTube que acompanha " Not Dark Yet" - SOMENTE se você for um fã (risos).

Andy Bocanegra
Membro
Andy Bocanegra
5 meses atrás

Na minha situação, minha mãe e eu somos os únicos que praticam a fé. Meu pai e dois irmãos, nem tanto. Minha esposa é protestante, então oro para que um dia ela entre em plena comunhão com a Igreja Católica. Ela tinha um filho e uma filha quando me casei com ela. Ambos se tornaram católicos, seus cônjuges são católicos e nossos netos também. Minha fé se fortaleceu por meio deles.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Andy Bocanegra

Excelente. Boas notícias para todos!

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
5 meses atrás
Responder a  Andy Bocanegra

Que maravilha, quase lá......

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Andy Bocanegra

Maravilhoso Andy!

Will Howard
Membro
Will Howard
5 meses atrás
Responder a  Andy Bocanegra

Hmmmmm... situações
Meu pai era um padre anglicano - morreu de estresse relacionado ao trabalho aos 58 anos. Tornei-me católico aos 30 anos... Professo aos 40, ordenado aos 50. Minha irmã mais velha se tornou ortodoxa com seu marido, embora tenha se acomodado ao protestantismo. Minha outra irmã se tornou católica radical aos 50 anos. Meu irmão, ao que parece, é mais agnóstico. Depois, minha mãe tornou-se católica de comunhão diária em sua idade avançada. Ela morreu aos 89 anos. De seus 15 netos e bisnetos de minhas duas irmãs, nenhum está na Igreja ou mostra qualquer sinal de estar aberto à Igreja. E o mesmo acontece com meus oito afilhados. Parece que o catolicismo surgiu e morrerá na mesma geração. Isso me causa uma profunda tristeza e um questionamento ainda mais profundo: parece que as sementes de dente-de-leão não encontraram lugar para minha família.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Will Howard

Escrevi sobre minha situação há uma ou duas semanas. Dos meus avós irlandeses, que têm quinze descendentes, sou o único que pratica a fé.😔

Will Howard
Membro
Will Howard
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Hmmm, essa é uma verdadeira comilança, Chazbo... o Mistério do "efeito sóbrio dos dentes-de-leão na noite das almas do mundo

Suzan McCann
Membro
Suzan McCann
5 meses atrás

O reflexo é muito reconfortante
Talvez eu tenha plantado a semente para outros que não conheço. Por isso, eu oro.

Madeleine Blu
Membro
Madeleine Blu
5 meses atrás

Obrigado, reverendo, seu testemunho me alimentou hoje.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás

Que obra de arte simples e delicada hoje. Para mim, isso mostra que a beleza está nas coisas simples e pequenas que ignoramos todos os dias. O comentário do Padre Patrick também é muito inspirador.
Quando eu trabalhava em uma escola secundária muito difícil, um novo diretor foi nomeado e ele conversou com cada membro da equipe individualmente. Nunca me esqueci do que ele disse quando lhe contei que não estava conseguindo fazer nenhum progresso com os alunos que eu estava tentando ensinar. Ele disse que eu nunca deveria subestimar o impacto que estava tendo de maneiras que não podiam ser medidas por metas ou tabelas de classificação. É isso que o Padre Patrick também está dizendo.

Impressionamos as pessoas não tanto por nossas palavras, mas por nossas ações e nossa conduta. Essa é a vida cristã que devemos aspirar, não fanfarras, desfiles ou pompa. A verdade é proclamada na quietude muito mais do que no barulho.

A pintura de Lodge nos diz isso sem palavras e com uma grande suavidade de toque.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Absolutamente verdadeiro, SFG. Ele deve ter sido um homem sábio. Quando eu era garoto, tive um professor de inglês que era bastante efeminado e todos nós zombávamos dele. Mas ele se dedicou durante anos e adorava a língua inglesa. Quando ele morreu, a igreja estava lotada de ex-alunos. Realmente fabuloso - uma vida bem vivida.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Recebi alguns pedidos de desculpas de alunos malcriados - geralmente eu digo: "Você não era tão ruim assim! Eu realmente gostava das crianças difíceis, elas tinham vidas difíceis.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Minha filha leciona em uma escola secundária para meninos bastante rude. Ela gosta mais dos meninos rudes. Ela é uma ótima professora, como eu a vi em um vídeo.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Sim!

Thimas@
Membro
Thimas@
5 meses atrás

Os fariseus e outros judeus da época provavelmente tinham o que os psicólogos chamam de viés cognitivo, em particular o viés do tiro pela culatra, uma tendência a reagir a evidências desconfirmadoras reforçando as crenças anteriores.

Dê uma olhada na lista de preconceitos cognitivos na Wikipedia.

É claro que todos nós temos os mesmos preconceitos cognitivos. Seria difícil para nós ou para qualquer outra pessoa mudar as crenças religiosas. Isso depende muito de onde você nasceu e de como foi sua educação.

O tempo não é de grande importância para Deus, portanto, é uma bênção que tenhamos tido o cristianismo nos últimos 2.000 anos, mas como ele não estava muito preocupado com os 100.000 anos anteriores, ele poderia ter esperado até que a mídia fosse capaz de provar sem dúvida que Jesus era o Messias, em vez de nós confiarmos em evidências muito antigas e em nossa fé?

Last edited 5 months ago by Thimas@
Anthony
Membro
Anthony
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Deus criou o tempo.
Sua preocupação é mais do que evidente nos milhares de anos de amor por Seu povo no Antigo Testamento.
A mídia não pode provar nada. A fé foi transmitida de boca em boca por testemunhas.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Anthony

Sim, Anthony. Isso também está claro para mim.

Thimas@
Membro
Thimas@
5 meses atrás
Responder a  Anthony

Acho que a crença é que o Antigo Testamento prepara o caminho e aponta para Cristo. Portanto, um atraso de alguns pontos percentuais na chegada de Cristo teria nos permitido ter evidências muito mais concretas.

George K
George K
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

"...um atraso de alguns pontos percentuais na chegada de Cristo teria nos permitido ter evidências muito mais concretas." Defino fé como a presença de dúvida e a ausência de prova. Com provas, eu não precisaria de fé, eu teria provas.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  George K

Muito bem, George, e é por isso que não estou muito animado com a veracidade do Sudário de Turim.
Só preciso sair e comprar um pouco de leite para o meu café da manhã! ☕️

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Eu também, Chazbo. Tenho a mesma opinião sobre os chamados milagres eucarísticos. Para mim, a Eucaristia é o maior milagre em si.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  George K

Muito bem, George!

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Obrigado, Thimas, isso ajuda a explicar o que está acontecendo na "guerra" da informação/desinformação.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Isso soa como a premissa do musical Jesus Cristo Superstar! Mais uma vez, Thimas, trata-se do relacionamento presente e único que cada um de nós tem com Deus.

Com relação à sua outra declaração, na época eu experimentei o budismo tibetano. O Dalai Lama disse: "Se você tem uma religião, por que mudá-la?". Então não mudei e continuo católico!

Thimas@
Membro
Thimas@
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

De fato, os fariseus e a maioria das pessoas da região continuaram sendo judeus

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Sim, mas muitos não o fizeram, por isso temos agora a igreja apostólica em todo o mundo.

Anthony
Membro
Anthony
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Acredito que 1,2 bilhão de cristãos. Mais do que qualquer outra fé.

George K
George K
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Acho que o que Jesus estava tentando dizer é que não levem o "Antigo Testamento" (ou mesmo a Bíblia) tão literalmente. Parece-me que foi assim que os fariseus o ensinaram. Acho que essa é a maneira como algumas pessoas ainda ensinam o "Novo Testamento" hoje. Acho que os Dez Mandamentos provavelmente eram chamados originalmente de algo como "Os Dez Convites para Ser Feliz". Isso mudou quando várias pessoas religiosas ao longo dos séculos colocaram as mãos nos livros e mudaram o texto para obter controle ou poder sobre as pessoas, e acrescentaram o "Não farás...". Acho que a Bíblia não foi escrita para nos restringir; acho que foi escrita para nos libertar para sermos como Deus quer que sejamos. Acho que Deus quer que sejamos felizes. Há muitas referências na Bíblia em que Jesus redefine o que uma determinada "lei" realmente significa. Mais ou menos como as oito bem-aventuranças que foram apresentadas em 1º de novembro, em que "Bendito seja..." foi alterado para "Felizes são..." em uma tradução diferente da Bíblia. Penso no Antigo Testamento como o "Antigo Relacionamento"; e penso no Novo Testamento como o "Novo Relacionamento" que Deus quer ter com todos nós. Acho que tudo se resume ao fato de eu querer ser baseado na lei ou no amor.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  George K

Os dois não são mutuamente exclusivos, George.

George K
George K
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Concordo que os dois precisam ser equilibrados. Para mim, o problema ocorre quando alguém permite que sua escolha seja dominada pela cabeça ou pelo coração, pelo ego ou pela espiritualidade. Ela escolhe entre ou/ou em vez de ambos/e.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  George K

Sim, ele quer que sejamos felizes porque Nosso Senhor disse: "Meu jugo é suave e meu fardo é leve"

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Esqueci de acrescentar que o Novo Testamento se baseia no Antigo. Acho que Deus estava muito preocupado com o povo judeu, o que é evidenciado na história deles e na nossa história comum (você pode incluir os muçulmanos se incluir Abraão). Deus não se inventou com o nascimento de Jesus, mas sempre é.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Suas postagens são um pouco deprimentes, Thimas 😩

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Nada como uma discussão saudável, Chazbo. É um pouco como conversar com meu filho! A questão é que já estivemos lá e fizemos tudo isso... embora eu esteja fazendo suposições sobre a idade do Thimas?

Thimas@
Membro
Thimas@
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Tenho 72 anos, não muito longe dos 73. Não se preocupe, SFG, eu aceito que você seja incorrigível com sua refutação total de qualquer raciocínio meu que possa ser considerado negativo. Mas me sinto lisonjeado por você achar que qualquer pessoa que não siga a linha do partido deve ser jovem!

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

Eu mereço que minhas suposições sejam refutadas. E sua opinião sobre eu ser incorrigível? O que isso faz de mim? Estou apenas em uma jornada, assim como você, Thimas, e temo que ela esteja nos levando para mais perto do acerto de contas final. Encontro minha verdade nos ensinamentos da igreja, que são antigos e belos depois de uma vida inteira sem seguir a linha do partido, por assim dizer!

Thimas@
Membro
Thimas@
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Bem, desculpe-me, não quero deprimir as pessoas. Fé com razão, não é mesmo? Fides et ratio.
Acho que você também não teria gostado do fato de Thomas Jefferson ser membro desse grupo.
Leio muito e assisto a muitos vídeos sobre a veracidade dos evangelhos do Novo Testamento. Pelo que sei, todos eles copiaram e embelezaram o primeiro, escrito por alguém que chamamos de Marcos. Aparentemente, isso não é muito bom para os historiadores que precisam de mais provas, mas é bom para as pessoas de fé. Na verdade, todos eles foram copiados muitas e muitas vezes antes de colocarmos nossas mãos neles. Marcos foi escrito por volta de 70 d.C., mas as versões (cópias) que recebemos foram escritas em 200 d.C. Não sei quantos erros poderiam ter sido cometidos com as cópias ao longo de 130 anos, mas os especialistas acreditam que foram muitos.

Há também muitos paralelos mitológicos, mas espero que você pense que este seria um grupo muito chato se todos concordassem uns com os outros.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Thimas@

A questão é que não é possível aplicar critérios científicos rigorosos à história cristã. Trata-se de fé e fé não é razão. Ela envolve emoções e o coração. Concordo que, sem dúvida, há acréscimos aos evangelhos e às epístolas originais, mas temos de seguir o fio condutor.
Quando os megacéticos me questionam sobre a fé cristã, tenho que dizer a eles que estamos falando línguas diferentes. Fui a Lourdes e mergulhei na água e as pessoas dizem "qual foi o objetivo disso?". Isso me deixou muito feliz, eu digo, e talvez tenha havido milagres lá.
Você não pode conversar com Richard Dawkins sobre religião porque ele não a entende....

Thimas@
Membro
Thimas@
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Bem, foi o Papa João Paulo 11 que insistiu que tivéssemos fé com a razão, ele até escreveu um tratado sobre isso. Para ser justo, tudo isso remete ao meu argumento inicial sobre o viés cognitivo.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás

Bem, essa é uma mensagem reconfortante, padre, para muitos assinantes da Arte Cristã. Quando você se esforça durante anos para educar seus filhos na fé e, quando eles assumem o controle de seus próprios assuntos, eles a abandonam. O consolo, penso eu, é que isso pode muito bem ressurgir mais tarde na vida. Passei o início de minha vida adulta longe da fé, mas voltei quando me casei. Portanto, coragem e persistência são a ordem do dia!

Zeffi
Membro
Zeffi
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Bom dia, Chazbo. Os pais dizem aos filhos o objetivo da jornada, dão-lhes o mapa e os ensinam a lê-lo, e colocam os pés na direção certa. Depois, cabe aos filhos seguir em frente e aprender por si mesmos como viver uma vida boa, seja com fé ou não.

Não é mais agradável para Deus ser seguido por pessoas que escolheram cuidadosamente acreditar, em vez de seguir irrefletidamente as ideias de seus pais?

Também podemos nos perguntar o que faz com que as crianças desistam da fé.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Zeffi

Sim, sim e sim! Sim, o que faz com que as crianças desistam de sua fé? E elas estão em grande número hoje em dia. Sou um baby boomer e achava que fazia parte do maior êxodo da Igreja de todos os tempos. Mega-apostasia.....Mas agora é muito maior.
Seu último parágrafo exigirá muita análise. Talvez eu deva apresentar um possível motivo específico de agora em vez de historicamente? Estou pensando em ....... Gerações de paz no Ocidente?

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Vou apenas repetir o que disse ao Zeffi acima: o fato de eles não irem à missa não significa que tenham desistido completamente de sua fé. Não estou dando desculpas, mas as famílias jovens de hoje estão sob enormes pressões. Gosto de pensar que eles não desistiram tanto da fé quanto desistiram da igreja, até certo ponto.
Pessoalmente, nunca achei que o número de pessoas na igreja refletisse a quantidade de fé nela. A igreja é enorme em algumas partes do mundo, isso a torna mais fiel do que o pequeno número de pessoas que tivemos ontem à noite no Dia de Todas as Almas? Sinto a fé muito mais nesses pequenos números do que em uma igreja lotada, mas talvez seja apenas eu.

Não entendi seu comentário final, Chazbo. Você está dizendo que precisamos de uma guerra para trazer as pessoas de volta? Eu realmente não acho que foi isso que você quis dizer.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

SFG - Concordo com você que os números no prédio da igreja não refletem a quantidade de fé existente. Mas acho que é importante comparecer uma vez por semana. Encontramos pessoas que dizem: "Posso orar em um campo, tenho um relacionamento com Deus, não preciso da igreja". Mas você precisa de estrutura.
O que eu quis dizer com meu último parágrafo foi que, para muitas pessoas em nosso mundo ocidental, a vida se tornou bastante agradável. Emprego abundante, padrões de vida crescentes, férias no exterior, aquecimento central etc. A vida cotidiana é boa para nós - quem precisa ou quer pensar em um Deus distante ou em alguma outra vida no futuro distante quando morrermos. Vamos apenas viver!

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Concordo com sua primeira afirmação. No entanto, não concordo que a vida seja "muito boa" aqui, conheço muitos exemplos em que é só luta e trabalho.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Minha geração não teve que lutar em uma guerra. Isso é ótimo! Meu pai passou por uma guerra terrível que o deixou arrasado. Ele era um homem jovem....

Zeffi
Membro
Zeffi
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

SfG, uma postagem se perdeu?

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Zeffi

Não, acho que estava me referindo ao seu comentário sobre a fé ser uma escolha e não ser apenas algo que nossos pais fizeram (embora também haja aspectos positivos nisso).

Zeffi
Membro
Zeffi
5 meses atrás
Responder a  Chazbo M

Não, não culpe a paz, nem a prosperidade: não há o suficiente de nenhuma delas no mundo atual, muito menos de paz.

Culpe, se quiser, os políticos que usam a religião como um disfarce para seu desejo de riqueza e poder e que parecem se safar dessa.

Para mim, depois de 12 anos em escolas católicas, ir para a universidade foi um choque - e descobrir que os protestantes sabiam mais história da Igreja (e tinham mais sujeira sobre a Igreja) do que eu jamais ouvira falar, e que os ateus ficavam muito felizes em lançar coisas extra antirreligiosas, e eu não tinha como combatê-las. (Se ao menos a Internet existisse naquela época!)

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Zeffi

Eu também tive essa experiência, Zeffi, mas agora sou capaz de defender a Igreja Católica. Até mesmo a Inquisição espanhola, que, acredite ou não, teve seus pontos positivos. Sim!!!
É claro que há algumas coisas que a igreja tem feito que não são tão boas. Eu diria que a Igreja Católica é um lugar grande com paredes grandes e há muito espaço nessa parede para a lama grudar 🫣.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Zeffi

Semelhante à minha experiência, Ziff, sempre digo que tive uma criação e educação de algodão (alguns dizem Pollyanna, se você sabe o que isso significa). Entrar na realidade do mundo foi difícil e desafiador, mas finalmente superei essa tempestade. Também estou muito feliz por não termos internet!

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Zeffi

Aqui só posso falar por mim. Meus filhos ainda aderem aos princípios de sua fé, mesmo que não frequentem a igreja regularmente. Às vezes, eles me surpreendem com suas posições morais que refletem os ensinamentos da igreja mais do que eu sinto que os meus refletem. Minha filha se casou com um ateu que ainda a apóia, mesmo que ele não entenda sua fé. Meus netos estão tendo uma educação católica que também me surpreende agradavelmente com o que estão aprendendo. No entanto, o comentário "Papai é ateu e não precisa ir à missa" em uma manhã de domingo diz muito. Praticar a fé é um trabalho árduo, o ateísmo parece uma opção fácil. Vou deixar isso para lá na esperança e na confiança de que eles acabarão colhendo os benefícios de minhas orações.

Ettie
Membro
Ettie
5 meses atrás

Leia isto nesta manhã: João 12:24 -26

Em verdade vos digo que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará uma só semente.
Mas se ela morrer, produzirá muitas sementes. Quem ama sua vida a perderá, mas quem odeia sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna.
Quem me serve deve seguir-me; e onde eu estiver, estará também o meu servo. Meu Pai honrará aquele que me serve.

Jesus disse essas palavras quando estava eminentemente enfrentando a cruz.

A imagem me chamou a atenção para a beleza das sementes de dente-de-leão quando elas flutuam até o chão e morrem. A morte do eu é uma coisa linda.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
5 meses atrás
Responder a  Ettie

Amém a isso, Ettie - nós tentamos, e há muita liberdade nisso! Deus é bom.

Ettie
Membro
Ettie
5 meses atrás
Responder a  spaceforgrace

Sim, você está certo! A semente do dente-de-leão está completamente livre no ar, soprada pela brisa. Uma imagem, eu acho, da entrega absoluta ao Espírito Santo. Que seja assim para nós :). Obrigado por compartilhar.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
5 meses atrás
Responder a  Ettie

A morte do corpo também é bela e necessária para abrir espaço para a próxima geração.

Leituras relacionadas a Lucas 14:1-6

4 de setembro de 2022

Lucas 14:25-33

Qualquer um que não carregue sua cruz e siga ...

1 de novembro de 2021

Lucas 14:12-14

Quando você der um almoço ou um jantar, não pergunte y...

31 de outubro de 2020

Lucas 14:1,7-11

Todo aquele que se humilhar será exaltado

4 de novembro de 2020

Lucas 14:25-33

Qualquer um que não carregue sua cruz não pode ser m...

Junte-se à nossa comunidade

Além de receber nossa Leitura Diária do Evangelho e Reflexão Artística, sua inscrição gratuita lhe permite ainda: 

A missão da Arte Cristã é oferecer uma leitura diária do Evangelho, acompanhada de uma obra de arte relacionada e de uma breve reflexão. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus através da magnífica união entre a arte e a fé cristã.

CONECTE-SE A NÓS

Junte-se a mais de 70.000 pessoas que recebem diariamente nossa Leitura do Evangelho e Reflexão de Arte

Pular para o conteúdo