Cristo lavando os pés dos discípulos,
Pintura por Benvenuto Tisi ou chamado "Il Garofalo" (cerca de 1481 - 1559),
Pintado por volta de 1520/1525,
Óleo sobre painel
© National Gallery Washington

Cristo lavando os pés dos discípulos,
Pintura por Benvenuto Tisi ou chamado "Il Garofalo" (cerca de 1481 - 1559),
Pintado por volta de 1520/1525,
Óleo sobre painel
© National Gallery Washington

Evangelho de 27 de fevereiro de 2024

O maior entre vocês deve ser seu servo.

Mateus 23:1-12

Dirigindo-se ao povo e a seus discípulos, Jesus disse: "Os escribas e os fariseus ocupam a cadeira de Moisés". Portanto, vocês devem fazer o que eles lhes falam e ouvir o que eles dizem; mas não se deixem guiar pelo que eles fazem: já que não praticam o que pregam". Eles amarram cargas pesadas e as colocam sobre os ombros dos homens, mas será que eles levantarão um dedo para movê-los? Eles não! Tudo o que fazem é feito para atrair a atenção, como usar filactérios mais largos e borlas mais longas, como querer tomar o lugar de honra nos banquetes e nos assentos da frente nas sinagogas, ser saudados obsequiosamente nas praças de mercado e ter pessoas que os chamam de rabinos.

"Vocês, entretanto, não devem se permitir serem chamados de rabinos, já que têm apenas um mestre e são todos irmãos". Não deveis chamar ninguém na terra de vosso pai, já que tendes apenas um Pai, e ele está no céu". Tampouco deveis permitir-vos ser chamados de mestres, pois só tendes um Mestre, o Cristo. O maior entre vocês deve ser seu servo. Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

Reflexão sobre a pintura

Nessa leitura do evangelho, Jesus critica muito os líderes religiosos que impõem fardos desnecessários a um povo já sobrecarregado por meio de sua interpretação rigorosa da Lei judaica. Jesus também adverte contra a concessão de mais honras do que o apropriado aos líderes religiosos. Ele não se opunha a alguma forma de liderança entre seus próprios seguidores. Afinal de contas, Jesus nomeou Pedro como a rocha sobre a qual construiria sua igreja e confiou a ele e aos outros discípulos uma parte de sua própria autoridade de ensino. Entretanto, em outras partes dos evangelhos, Jesus deixa claro que entende a liderança em termos de serviço.

A liderança cristã tem tudo a ver com serviço. A lavagem dos pés dos discípulos por Jesus é provavelmente o exemplo mais revelador do que Jesus quer dizer com servir. Ao realizar uma tarefa reservada aos servos, Jesus demonstrou que a verdadeira liderança envolve humildade e a disposição de realizar até mesmo as tarefas mais humildes para o benefício dos outros. Portanto, os líderes cristãos são, em primeiro lugar, servos.

Em nossa pintura de Garofalo, de cerca de 1520, vemos Jesus e seus doze apóstolos. Uma leve auréola dourada circunda cada cabeça, exceto por uma pessoa, perto do canto inferior direito, Judas. Jesus é retratado com cabelos loiros e anelados na altura dos ombros e uma barba pontuda. Ele veste uma túnica vermelha (seu martírio é iminente), com detalhes dourados, sobre uma roupa branca pura. Ele segura a perna de Pedro e lava o pé em uma bacia dourada. Pedro olha para Jesus, com uma das mãos apoiada no próprio peito, surpreso com o fato de Jesus estar realizando tal ato de serviço e humildade. Pedro personifica a resistência inicial e a confusão experimentada pelos discípulos diante da humildade de seu mestre. As expressões e posturas das figuras que cercam Jesus e Pedro refletem uma série de emoções, desde o espanto até a introspecção, destacando o impacto das ações de Jesus sobre os presentes.

Compartilhe esta leitura do Evangelho

Você gostou desta leitura do Evangelho e da reflexão da arte?

Participe da discussão sobre esta obra de arte e leitura do Evangelho

Subscribe
Notify of
60 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás

Em nossa igreja, temos vários homens bem-sucedidos e com alto grau de instrução que ajudam nas tarefas mais comuns. Esse é um grande testemunho. Quando um serviço precisa ser feito, nunca devemos considerá-lo inferior a nós - mesmo que não sejamos capazes de fazê-lo, por um motivo ou outro. Deveria ser a alegria de servi-Lo que nos impulsiona, mas com que frequência ficamos aquém do esperado, deixando de realizar alguma tarefa por ser muito inconveniente, enfadonha ou desagradável - mea culpa.
Cores gloriosas na pintura de hoje, alguns corpos estranhamente distorcidos e aquelas loiras; nossa, elas têm uma aparência um tanto feérica!
Eu me pergunto por que o artista foi chamado de "o cravo"? Talvez Lara possa confirmar se isso está correto?

lara sacco
Membro
lara sacco
1 mês atrás
Responder a  Noelle Clemens

O apelido Garofalo deriva do nome da cidade onde ele estava
talvez nascido (Itália) e ele mesmo ocasionalmente assinava suas pinturas com um pequeno desenho de um cravo

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Muito obrigado, Lara, muito interessante.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  Noelle Clemens

Corpos distorcidos = Maneirismo!

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Sim, mas, para mim, não foi muito bem-sucedido nessa instância.....seu colega à esquerda com a parte superior laranja: contorcido, em vez de distorcido!

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Mãos de jazz!

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Além disso, o Peter está com uma barriga de tanquinho, por causa da cerveja, me parece?

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

A pintura inteira não é particularmente boa, na verdade.....

Elvira
Membro
Elvira
1 mês atrás

Jesus não apenas ensinou, mas tornou Suas palavras vivas. Ele podia explicar a parábola do Bom Samaritano, porque Ele era de fato um Bom Samaritano. Ele podia explicar as bem-aventuranças para nós porque foi o primeiro a vivê-las e desfrutá-las. Jesus é nosso exemplo, vendo-o com as crianças, com os doentes, com seus amigos, com os pobres..., vendo-o lavar os pés. A pessoa mais importante é aquela que serve aos outros. Quem é grande e importante? A pessoa que ouve a Palavra e a transforma em vida. Esse é o único privilégio.
🙏🏻 Senhor, faça-me humilde, deixe-o ver minhas falhas e não se vanglorie de minhas boas ações

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás

Uma pintura interessante. Muitos homens idosos de cabelos loiros, exceto Judas, que tem cabelos e pele escuros! Não sei se isso realmente diz muito para mim. Judas aponta um dedo para Jesus, que parece estar olhando em sua direção. É uma cena dramática, mas não entendi muito bem, desculpe-me, mas talvez outras pessoas pensem diferente. Mas eu adoro as cores!

Acho que é fácil para nós apontar o ego nos outros, o que Jesus parece estar fazendo aqui, mas o verdadeiro desafio é ver esse ego em nós mesmos também. Todos nós temos esse egoísmo inato e não é fácil nos espelharmos como os outros nos veem.

No entanto, podemos confiar que Deus enxerga através da superfície até nosso coração, se deixarmos que Ele entre.

O serviço é frequentemente ridicularizado em nosso mundo centrado no ego. Olhamos para as pessoas que parecem estar "fazendo o bem" em nossas paróquias e no mundo em geral, e procuramos o defeito em vez da virtude. Para aceitar o bem que queremos que nos vejam fazendo, primeiro precisamos vê-lo também nos outros, e isso nem sempre é fácil. Gostamos de vê-los fracassar, não é mesmo? Sei que isso acontece muito, no local de trabalho e até mesmo nas famílias.

No entanto, é no serviço que expressamos nossa fé e o quanto ela é importante para nós. Servir em silêncio, sem me comparar com os outros, é o que tentarei fazer hoje, com a ajuda de Deus.

Mark Crain
Membro
Mark Crain
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

SFG, sua franqueza me inspira. O versículo de hoje, antes do Evangelho, parece apropriado: "...façam para si mesmos um coração novo e um espírito novo". A declaração "... façam para si mesmos..." é especialmente poderosa para mim durante minha jornada quaresmal. Tenho muito a consertar, mas essa mensagem é uma mensagem de esperança.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Mark Crain

Obrigado, Mark. Também gosto de ler o que você tem a dizer porque sinto que vem de um bom lugar e sei que você sofreu muito. Sinto que dei mais um passo importante hoje, vamos ver aonde isso nos leva!

Will Howard
Membro
Will Howard
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Sim, SFG, uma escolha "interessante de pintura" para uma leitura "interessante do Evangelho" para hoje.

Eu me pergunto se a preocupação com o "cabelo loiro" de "Il Garofalo", mais a "bacia de ouro" e as ricas vestes esvoaçantes não tinham a intenção de explorar e expor a grande ironia piedosa da aristocracia medieval, à luz do "verdadeiro Jesus" retratado nos Evangelhos - especialmente em um texto como o de hoje. E ... isso certamente diz muito sobre o "ego" da igreja hoje.

Acabei de pesquisar no "Bible Hub" sobre uma tradução de 47, que diz: "...não devem se permitir ser chamados de Rabi". Incluindo a Douay-Rheims e o aramaico, todas elas usam "Father" (Pai)... e não "Rabbi" (suspeito que a tradução que o Pe. P está usando é a infame Bíblia Católica de São José... que não faz parte do corte do "Hub"). No interlinear, o grego é certamente "Pater" - Pai.

Ah... se, como católicos, pudéssemos racionalizar exegeticamente nosso hábito de chamar os sacerdotes de "pai", dizendo: "Bem, Jesus estava apenas falando de um costume judaico". Mas, mais do que obviamente, não querendo que suas palavras fossem tomadas meramente de forma literal, como um título carinhoso de "pai" ou "professor", Jesus pretendia, no entanto, um ataque direto ao clericalismo: pederastia piedosa exagerada e bajulação aos chefes/autoridades espirituais; e isso ... que muito em breve - como o poder perfeito "naturalmente" e absolutamente corrompe - levaria os "fiéis piedosos" a gritarem por sua própria crucificação.

"Podemos, no entanto, confiar que Deus vê através da superfície até nosso coração por baixo, se O deixarmos entrar." Isso é ao mesmo tempo assustador e infinitamente consolador. Se deixarmos nossos egos clericais serem crucificados e transformarmos nosso comissionamento batismal e nossa "ordenação" em um VERDADEIRO sacerdócio santo/chefia do verdadeiro serviço do Evangelho.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Will Howard

Nosso PP teve motivos para se tornar um de nós nesta semana. Ele não era apreciado por sua indiferença, mas, devido a circunstâncias trágicas, teve de enfrentar sua própria necessidade de pessoas. Ele disse que ficou surpreso com o nível de apoio oferecido em sua situação, ao que eu respondi: "mas isso não deveria surpreendê-lo - é isso que fazemos", ou seja, somos todos humanos e todos cristãos. Pensei nele ao ler isso hoje. É muito triste que tenha sido necessária uma tragédia para que ele aprendesse essa lição.

Will Howard
Membro
Will Howard
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Hmmmm ... infelizmente não estou entendendo as "circunstâncias trágicas" de PP -??

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Will Howard

Estou protegendo sua privacidade - uma perda repentina, vamos deixar isso para lá.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Estou vendo. Eu estava curioso.

lara sacco
Membro
lara sacco
1 mês atrás

colocar fardos pesados sobre os ombros dos homens" é uma grande responsabilidade.
Quando penso em Jesus, um homem entre os homens, livre de preconceitos e ambições, lembro-me de que, em cada passo e em cada palavra, posso escolher se "prendo" ou "solto", se peso ou libero, se domino alguém ou o sirvo.
Ser cristão ou não depende de nossas escolhas.
Essa bela pintura nos lembra disso.
Boa sorte!

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Boa noite, Lara. Vejo que Judas está com sua bolsa de prata na cintura.

lara sacco
Membro
lara sacco
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Sim, mas acho que não foi pior do que os outros!

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Sério?

lara sacco
Membro
lara sacco
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

De fato, todos os discípulos traem Jesus de alguma forma, mais cedo ou mais tarde. Veja Pedro, veja os discípulos que fogem e se escondem, veja os dois de Emaús que, infelizmente, se afastam da comunidade. No entanto, todos são encontrados novamente por Jesus, que aparece para eles e os traz de volta ao caminho certo. Todos, exceto Judas! Jesus teria feito o mesmo com Judas, tenho certeza... mas ele não teve tempo. Judas comete suicídio, em desespero por causa do que fez, e em completa solidão, rejeitado até mesmo pelos sacerdotes judeus. Acredito que a comunhão pode salvar, mesmo em meio ao sofrimento. Mas quando um homem está completamente sozinho, ele está em perigo, nem mesmo Deus pode alcançá-lo e ajudá-lo.
O que você acha?

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Sinto que, apesar do chamado, alguns se afastam em atos deliberados de desafio. Esse é o orgulho que diz: "Não preciso de Deus. Sou suficiente por mim mesmo". Esse foi o pecado de Satanás e sinto que teve sua expressão mais aguda em Judas. Se Judas se arrependeu e, portanto, foi perdoado, ninguém pode dizer, mas você levantou uma questão interessante.
Todos nós traímos Jesus em algum momento de nossas vidas, talvez todos os dias, mas, desde que voltemos a Ele e admitamos nossas falhas e necessidades, seremos reconciliados.

lara sacco
Membro
lara sacco
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Para mim, o importante, tanto naquela época quanto agora, é acreditar que o perdão de Deus nos precede! Seja qual for a ação que fizermos, para o bem ou para o mal.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Você está dizendo que somos perdoados mesmo antes de cometermos o pecado? Não tenho certeza disso. Além disso, e se as pessoas não quiserem (ou sentirem que não precisam) do perdão de Deus, que pode ser o que eu acho que você está dizendo, elas são salvas mesmo assim? Não é nisso que acredito.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Sim, SFG, eu concordo que essa é uma nova saída teológica!

George K
Membro
George K
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Se, como eu acredito, Deus é a fonte do Amor Incondicional no universo, então todos são perdoados, quer peçamos perdão ou não, qualquer outra coisa significaria que Deus não é Amor Incondicional. Acredito que o que acontece é que algumas pessoas não sabem que são amáveis e perdoadas ou acham que não precisam ser amadas e perdoadas. Está escrito que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Houve uma época em minha vida em que eu acreditava que algumas pessoas precisavam merecer ou conquistar meu amor e perdão. Não acredito mais nisso. Acredito que Deus me ama e me perdoa por causa de quem Ele é; não por causa de quem eu sou ou do que penso ou faço. Acredito que o perdão de Deus foi concedido há mais de 2.000 anos. Acredito que onde quer que Deus esteja, é sempre o momento presente, pois para Deus não há passado ou futuro, somente o agora. (Também acredito que tudo em que acredito não é verdade).

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  George K

Sinto que esse é um ponto de vista mais protestante do que católico. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, mas temos as escrituras e os ensinamentos da igreja para tentar, ainda que fracamente, estabelecer a relação entre esse amante incondicional e a forma como nos aproximamos Dele. Como podemos fazer isso, a não ser aceitando e assumindo nossas próprias falhas humanas - que o livre-arbítrio dado por Deus nos afastou da graça e nos levou ao pecado?
Eu luto com o conceito de que não preciso fazer nada para estar em um estado de graça? Você admitiu que seu orgulho o levou a exigir certas condições das pessoas para "ganhar" seu amor? Não foi esse o pecado de seu próprio orgulho?
Não estou fazendo essas perguntas a não ser com um espírito de investigação honesta e uma necessidade em mim mesmo de entender que todos os dias eu me afasto de meu Deus amoroso de inúmeras maneiras, e que o próprio Deus, em Sua infinita misericórdia, aceita minha tristeza e contrição pelos pecados que Ele não permitiu que eu cometesse, mas que eu escolhi fazer por minha própria vontade inadequada?

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Obrigado, SfG, especialmente pelo último parágrafo.

George K
Membro
George K
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

SFG, a Oração de São Francisco começa com: "Senhor, fazei de mim um canal..." Visualizo esse canal como um fio espiritual entre Deus e eu. Eu peco e rompo a conexão. Por meio da Graça imerecida, Deus me perdoa e se reconecta a mim dando um nó no cordão. O fio agora está mais curto e estou mais perto de Deus. Uma coisa sobre a qual não tenho certeza: preciso pedir a Deus que me perdoe? Como eu disse, não sei. Eu, pessoalmente, peço o perdão de Deus, mas não sei se é necessário. Sinto-me melhor comigo mesmo quando faço isso; esse é o motivo pelo qual peço perdão. Para mim, a própria definição de Graça é que ela é um presente dado sem ser merecido ou conquistado. SFG, eu lhe pergunto retoricamente: o que posso fazer para merecer ou ganhar a Graça de Deus? Minha resposta é: nada. Se houver algo que eu possa fazer para merecê-la ou ganhá-la, não será pela Graça de Deus, mas por meu esforço.

Em minha juventude, meu orgulho me levou a exigir certas condições para que as pessoas fossem dignas de meu amor. Esse foi um dos meus pecados. Mais ou menos como Adão e Eva - eu achava que era Deus. Hoje em dia, percebo que minha atitude e meu comportamento eram totalmente ímpios. Ainda sou um pecador em muitos aspectos, inclusive no orgulho. Eu me afasto de Deus diariamente. Acredito que sou um ser espiritual tendo uma experiência humana. Quando me afasto de Deus, me volto para minha humanidade, meu orgulho ou um dos outros sete pecados capitais, e provavelmente até mais. O fato é que quando me afasto de Deus, não é como se eu tivesse fixado residência lá. É apenas um afastamento temporário de Deus. Posso me arrepender, o que, para mim, significa voltar a escolher. Então, Deus se reconecta comigo quando escolho me reconectar com minha espiritualidade em vez de minha humanidade. Quando dirijo meu carro, muitas vezes pego uma curva errada. Posso simplesmente fazer mais uma ou duas curvas e voltar ao caminho certo. O mesmo acontece com meus pecados. Acho que meus pecados são muito mais importantes para mim do que para Deus. O que é importante para Deus é o fato de estarmos conectados. Uma das lutas constantes em minha vida é minha capacidade de aceitar que sou um filho amado de Deus quando, no fundo, me vejo como um filho pecador de Deus. Esse é um momento em que não penso como Deus pensa. Acho que minha compreensão de Deus é muito limitada. É como se Deus fosse o Oceano Atlântico. Minha mente é uma xícara de chá. A xícara de chá da minha mente não é capaz de compreender a magnificência do Oceano que é Deus. Acredito que não há limite para o perdão que Deus tem para meus pecados, sejam eles por comissão ou omissão. Deus compreende.

SFG, acho que Deus me ama exatamente como sou. Acho que Deus sabe que tento ser a melhor pessoa que sei ser hoje. Acho que Deus sabe que estou tentando aprender a ser uma pessoa ainda melhor amanhã. Acho que Deus sabe que sou um ser humano e não um ser perfeito. Como você provavelmente sabe, acredito que a perfeição não é uma opção. Eu costumava pensar que qualquer coisa que não fosse a perfeição era pecado, mas hoje em dia acredito que qualquer coisa que não fosse a perfeição era apenas eu sendo um ser humano imperfeito. Sou um pecador, mas não um pecador que se condena a si mesmo, como costumava ser.

Certa vez, li que os israelitas consideravam o pecado como uma competição de arco e flecha e erravam o alvo. Os gregos viam o pecado como uma competição de arco e flecha, errando o alvo e perdendo o prêmio. Penso no pecado como se eu estivesse em uma competição de bumerangues, errasse o alvo, perdesse o prêmio e o bumerangue voltasse e ferisse a mim e às pessoas mais próximas a mim. Portanto, tento não pecar, mas é claro que falho.

Não tenho vocabulário para me explicar melhor. Em minha humanidade, acho fácil explicar um fato; em minha espiritualidade, acho quase impossível explicar a espiritualidade.

Última edição: 1 mês atrás por George K
George K
Membro
George K
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

SFG, uma frase da última sentença..." those sins He did not allow me to commit, ..." Não tenho certeza se entendi. Deus não desejou que eu pecasse, mas permitiu que eu pecasse. Há momentos em que me sinto tentado a pecar, mas penso na presença de Deus e não cedo à tentação. É isso que você quer dizer?

George K
Membro
George K
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

SFG, talvez a leitura do capítulo 7 da carta de Paulo aos Romanos possa lhe trazer alguma luz sobre o pecado. Li várias traduções, desde as versões tradicionais até as modernas, para obter uma melhor compreensão. Eu peco, mas o fato de ser pecador não é o que me define, meus pecados apenas descrevem o que pensei, disse ou fiz. O que me define é o que Jesus disse... somos todos filhos amados de Deus, conforme registrado em 1 João, 3-2. Ou talvez João 1-12 possa ajudar.

George K
Membro
George K
1 mês atrás
Responder a  George K

SFG... esta é a Reflexão Diária de Henri Nouwen para o dia 28 de fevereiro...

MEDITAÇÃO DIÁRIA | 28 DE FEVEREIRO DE 2024

Você pertence a Deus

Você não é o que faz, embora faça muito. Você não é o que acumulou em termos de amizades e contatos, embora possa ter muitos. Você não é a popularidade que recebeu. Você não é o sucesso de seu trabalho. Você não é o que as pessoas dizem a seu respeito, quer falem bem ou mal de você. Todas essas coisas que o mantêm bastante ocupado, bastante ocupado e, muitas vezes, bastante preocupado, não dizem a verdade sobre quem você é. Estou aqui para lembrá-los, em nome de Deus, que vocês são as Filhas e Filhos Amados de Deus, e que Deus lhes diz: "Eu os chamei desde toda a eternidade e vocês estão gravados desde toda a eternidade nas palmas das minhas mãos. Vocês são meus. Vocês pertencem a mim, e eu os amo com um amor eterno".

Henri J. M. Nouwen

"Mas eu confio em seu amor infalível; meu coração se alegra em sua salvação. Cantarei ao Senhor, porque ele tem sido bom para mim." SALMO 13:5,6 (NIV)

lara sacco
Membro
lara sacco
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Acho que o Deus de Jesus é diferente do Deus do Antigo Testamento.
Lá, ele era um Deus que punia ou recompensava os fiéis com base em suas ações. O Deus de Jesus é aquele contado em Lucas 15, 11-32: um Pai misericordioso que perdoa o filho mais novo, antes que ele confesse seus erros... e também perdoa a inveja do filho mais velho.
Acredito que converter-se significa abandonar-se ao abraço do Pai, que nos ama incondicionalmente.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Como Deus pode ser diferente? Ele é o amor imutável, certamente? Deus não muda - o mesmo de antes, o mesmo de agora e o mesmo de sempre.

Você diz que Deus puniu ou recompensou de acordo com as ações deles, mas essas ações foram deles, não de Deus?

Também acho que essa é a visão protestante e, como católico por toda a vida (sem conversão para mim), posso aceitar tanto o amor incondicional do Pai quanto minha necessidade humana de expressar tristeza por meus pecados cometidos por minha própria vontade e ofensivos à sua infinita natureza amorosa.
Se eu acreditar que não importa como vivo minha vida, porque Deus me perdoará de qualquer maneira, qual é o propósito de tentar me aproximar Dele e crescer na graça?

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Se Deus nos ama e nós Lhe damos as costas, Ele deve ser afetado por nossa rejeição a Ele. Portanto, Ele não é imutável?
Questão teológica...

Mark Crain
Membro
Mark Crain
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

O fato de Jesus ter perdoado Judas é algo difícil de engolir, mas estou tentando.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Mark Crain

Talvez Judas pensasse que estava acima de ser perdoado, como Satanás? Não sei se devemos dar muita atenção a eles! Todos os olhos em Jesus....!

Thimas@
Membro
Thimas@
1 mês atrás
Responder a  Mark Crain

Embora, de certa forma, a história não teria dado certo se Judas não tivesse traído Jesus. Mas suponho que Jesus ainda teria sido preso e morto sem Judas.
Acho que Judas era um sicariota (Iscariotes), que era um anti-romano ferrenho e procurava maneiras de expulsá-los. A seu ver, ele achava que Jesus não estava prestes a fazer isso porque, obviamente, ele não entendeu a mensagem, eu acho. Os discípulos eram um grupo muito eclético de pessoas.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  Thimas@

Um jesuíta inteligente me disse certa vez que Judas era uma parte essencial da missão de Jesus. Que nossa redenção não seria possível sem ele.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Thimas@

Concordo com você nesse ponto, Thimas. Judas, como muitos (talvez todos?), não entendeu a mensagem! Acho que as ações de Judas depois que ele percebeu sua loucura foram seu verdadeiro pecado. Ele poderia ter ido para a cruz, poderia ter vivido sua vida em tristeza por seu pecado, poderia ter obtido o perdão em apenas três dias. Ele não fez isso - ele acreditava que a cruz era o fim.

Elvira
Membro
Elvira
1 mês atrás
Responder a  Mark Crain

No entanto, Santa Brígida, uma freira e vidente do século XIV, garantiu que, em uma de suas visões, Jesus permitiu que ela fizesse uma pergunta sobre qualquer coisa que quisesse saber. Ela perguntou: "Judas foi salvo ou condenado?", sem saber que a mesma pergunta havia sido feita por outra vidente, Santa Gertrudes, um século antes. A resposta foi a mesma: "Se você soubesse o que eu tive que fazer para salvá-lo!".

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  lara sacco

Você deveria ler "The Heart of the Matter" do nosso grande romancista Graham Greene. O personagem principal se desespera e chega perto do suicídio, que era o maior pecado possível sob a antiga moral católica. O homem é salvo do desespero por sua fé.

Judas se matou, mas não era necessário, ele poderia ter pedido perdão. Judas estava em um lugar muito escuro, mas não estava sozinho. Deus sempre pode nos alcançar.

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Como diz SfG, foi essa a negação final de Deus, quando Judas se matou, um tipo de orgulho, dizendo "Estou além da redenção"? Era por isso que os suicidas não eram enterrados em solo sagrado, já que Deus havia "colocado seu cânone contra o autoflagelo", como diz Hamlet de Shakespeare. As coisas mudaram agora para um entendimento geral maior de que o equilíbrio da mente pode ser "perturbado".
O Salmo 139 fala sobre a inescapabilidade de Deus. De acordo com as várias traduções, Ele está: nas profundezas, na sepultura, no Sheol, no inferno. Além disso, nos céus ou nos lugares mais distantes deste mundo. Se Ele está em toda parte, graças a Deus por isso, só temos de dizer "sim" a Ele
(Para imagens fascinantes da rebelião de Satanás, consulte 'Paradise Lost' de Milton - "Him the Almighty power hurdled headlong flaming from the'ethereal sky", etc.). Hesito um pouco em mencionar isso, pois o SfG diz: "Todos os olhos em Jesus", mas, por via das dúvidas.....)

Elvira
Membro
Elvira
1 mês atrás
Responder a  Noelle Clemens

Vivenciei de perto vários casos de suicídio. Graças a Deus, o suicídio não é um tabu e podemos falar sobre ele e acompanhar as pessoas afetadas.
Judas estava muito angustiado. Quando soube que Jesus havia sido condenado à morte (Mateus 26:14-16), tentou devolver o dinheiro, mas os líderes religiosos judeus que lhe pagaram não o queriam de volta, nem queriam ouvir a confissão de Judas de que havia pecado ao trair uma pessoa inocente (Mateus 27:1-4).
No entanto, a consciência de Judas estava lhe gritando do fundo do coração, de modo que ele finalmente não pôde ficar com o dinheiro. Por isso, decidiu jogá-lo no templo quando estava saindo. Imediatamente depois disso, ele saiu e cometeu suicídio. Judas se enforcou e se enforcou, o que provavelmente significa que ele pulou de um alto parapeito com uma corda amarrada ao pescoço. O Livro de Atos apoia essa teoria e nos fornece alguns detalhes adicionais que são bastante assustadores: como parte desse suicídio, ou algum tempo depois, o corpo de Judas caiu e se espalhou no chão (Atos 1:16-18).
Atualmente, o suicídio tem aumentado em nossa sociedade. Antigamente, as mortes por suicídio não podiam ser enterradas em solo sagrado, mas agora podem.
Algumas culturas veem o suicídio como uma forma nobre de pôr fim à vida em circunstâncias específicas. Culturas altamente orientadas para a honra têm usado o suicídio para expiar certas ações que eram socialmente consideradas extremamente vergonhosas. Outras o veem como uma forma aceitável de evitar a morte por meio da submissão de uma pessoa. Os judeus religiosos mais rigorosos da época de Judas tinham uma visão do suicídio semelhante à do cristianismo moderno: o suicídio é um ato de desespero, um ato de rebelião pecaminosa que vai contra Deus e contra a vida. É bastante trágico que o remorso de Judas o tenha levado a cometer suicídio e não ao arrependimento real (Mt 26:24; Mc 14:21).

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  Elvira

Obrigado por abordar esse tema, Elvira. Como cristãos, acreditamos que o suicídio é errado, mas é claro que os não crentes não compartilham desse ponto de vista. Já tivemos um suicídio na família, de um não-crente - e a reação de muitos foi "que egoísmo", por causa da dor que isso inflige às famílias. No final das contas, não podemos afirmar que sabemos como Deus julgará o suicídio, pois não somos capazes de compreender Suas profundezas de misericórdia. Um tema tão triste, vamos orar por aqueles que não encontram mais esperança em suas vidas terrenas. 🛐

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Noelle Clemens

A vida não é escolhida por nós - não escolhemos a hora, o local de nosso nascimento ou a pessoa com quem nascemos. Portanto, negar a si mesmo a plenitude da vida que Deus lhe deu, terminando-a em um momento e de uma maneira escolhidos por você, é um erro terrível.

Também sou da opinião de que o suicídio é o maior ato egoísta. As pessoas me consideram severo, e talvez eu tenha tido sorte na vida por saber que, por pior que seja a situação e por mais que eu me afaste da luz, nunca escolherei a morte em vez da vida.

É uma grande doença de nossa sociedade o fato de a vida das pessoas ser tão insuportável que elas prefeririam não estar aqui.

Devemos orar por essas pessoas, com certeza, mas também trabalhar para tornar a vida das pessoas mais significativa em nossas ações e estar cientes de como as ações, ou a falta delas, afetam a vida dos outros.

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

"...ações ou falta delas". Acho que os pecados de omissão às vezes são maiores do que os pecados de comissão.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Noelle Clemens

Infelizmente, muitas vezes isso só é percebido em retrospectiva.

Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Verdadeiro.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Palavras difíceis para os padrões modernos de SFG, mas concordo com você. Há diferentes maneiras de se matar, não há? Minha mãe bebeu até morrer. Eu não tolerava o estilo de vida dela e ela me considerava um coração duro por ter me afastado dela. Eu odiava testemunhar a autodestruição.

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Sinto muito por ler essas palavras, Chazbo. É muito difícil testemunhar essas coisas em entes queridos - e são bastante comuns. Meu filho passou pelo mesmo por muitos anos, mas com drogas. Pela graça de Deus, ele está livre delas agora, mas quem sabe o que o futuro reserva? Elas arruinaram sua vida, mas ele não vê isso.
Deve ter sido muito difícil para você.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  spaceforgrace

Difícil, sim. Mas agora, felizmente, há muitos anos.
Obrigado.

Elvira
Membro
Elvira
1 mês atrás
Responder a  Noelle Clemens

Nós, católicos, confiamos na misericórdia de Deus. Isso é fundamental para a nossa fé. O que sabemos hoje sobre o suicídio, a partir de uma perspectiva psicológica, é que muitas vezes não se trata de uma escolha livre, mas, na maioria das vezes, é o resultado de depressão, doença mental ou fraqueza emocional.
O que a Igreja Católica considera um pecado mortal que pode destruir o relacionamento de uma pessoa com Deus?
Para que algo seja pecado mortal, (1) o assunto deve ser sério e violar um mandamento de Deus ou um ensinamento de Cristo e de Sua Igreja, (2) a pessoa deve saber que se trata de um assunto sério e, finalmente, (3) a pessoa deve escolher livremente, sem impedimentos, cometer o pecado. Esses elementos devem ser cumpridos para que um pecado mortal seja cometido.
Se uma pessoa comete suicídio com esses três elementos, mesmo que um ou todos estejam presentes na mente ou no coração da vítima, a esperança eterna ainda pode existir após o suicídio. Acredito que a verdadeira liberdade interior da culpa moral dessa pessoa deve ter sido afetada para realizar um ato tão desesperado. Portanto, com probabilidade moral, a ação de uma pessoa ao cometer suicídio pode não ser um pecado mortal para sua alma eterna, embora seja trágico no caso do suicídio.
A Igreja Católica não ensina que aqueles que cometem suicídio sempre vão para o inferno. Em vez disso, nós os confiamos à Divina Misericórdia de Deus, com a esperança e a crença de que a Divina Misericórdia de Deus é maior do que uma decisão enfraquecida, defeituosa ou prejudicada de uma vítima de suicídio.

Última edição 1 mês atrás por Elvira
Noelle Clemens
Membro
Noelle Clemens
1 mês atrás
Responder a  Elvira

Muito bem colocado, Elvira. A misericórdia do Senhor é muito mais profunda do que podemos compreender, graças a Deus. Não cabe a nós dizer em que momento as pessoas podem ser perdoadas e salvas - pode ser nos últimos momentos da vida ou mesmo após a morte. No livro do Apocalipse, Jesus promete: "Eis que faço novas todas as coisas". Podemos confiar que essa promessa se aplicará a todas as Suas criaturas, de acordo com Sua vontade e em Seu devido tempo.
Acabo de voltar de nosso grupo doméstico, nosso mais novo membro tem 84 anos de idade, não é ótimo?

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Elvira

Absolutamente Elvira! Esse foi o verdadeiro pecado de Judas - sim, os outros discípulos também podem tê-lo traído, mas eles permitiram que a graça de Deus atuasse em meio ao pecado deles e produzisse frutos incríveis. Judas não o fez, fim de papo!

spaceforgrace
Membro
spaceforgrace
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Muito bem dito!

Mark Crain
Membro
Mark Crain
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Uma boa observação, Chazbo, que não percebi.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás

Essa é uma das grandes lições que Jesus transmite durante sua vida aqui na Terra. O que ele diz é revolucionário e, portanto, garante que sua mensagem nunca será extinta.
Acho que nós, cristãos, podemos nos confortar com isso quando lemos sobre o rápido declínio de nossa fé no mundo ocidental - a fé não morrerá.
Há partes do mundo onde o cristianismo prospera e essas pessoas manterão o fogo aceso.

Chazbo M
Membro
Chazbo M
1 mês atrás
Responder a  Chazbo M

Esqueci os Hs maiúsculos em minha postagem.

Leituras relacionadas a Mateus 23:1-12

15 de março de 2022

Mateus 23:1-12

Não se deixem guiar pelo que fazem: já que fazem...

26 de agosto de 2019

Mateus 23: 13-22

Seus hipócritas!

28 de agosto de 2023

Mateus 23:13-22

Festa de Santo Agostinho, Doutor e Bispo

26 de agosto de 2023

Mateus 23:1-12

Eles amarram fardos pesados e os colocam sobre os homens...

Junte-se à nossa comunidade

Além de receber nossa Leitura Diária do Evangelho e Reflexão Artística, sua inscrição gratuita lhe permite ainda: 

A missão da Arte Cristã é oferecer uma leitura diária do Evangelho, acompanhada de uma obra de arte relacionada e de uma breve reflexão. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus através da magnífica união entre a arte e a fé cristã.

CONECTE-SE A NÓS

Junte-se a mais de 70.000 pessoas que recebem diariamente nossa Leitura do Evangelho e Reflexão de Arte

Pular para o conteúdo